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março 13, 2025

Proteção de E-mail: a primeira linha de defesa contra malware

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    A proteção de e-mail pode impedir que vírus se espalhem pela rede corporativa. Entretanto, qualquer pessoa pode ser vítima de um ataque de malware. Sendo que é um canal onde os atacantes têm mais possibilidade de comprometer seus alvos. 

    Eles induzem os usuários a clicar em links inseguros, a fornecer credenciais ou executar comandos diretamente. Diante desse cenário de ameaças atuais, é indispensável uma mentalidade aberta e uma nova estratégia de segurança.  

    Diferentemente do hardware e da infraestrutura de rede, os ataques de e-mail exploram vulnerabilidades cujo a proteção não está na infraestrutura, mas sim, nas pessoas. 

    Portanto, proteger o e-mail é fundamental para a proteção da empresa, mas um desafio complexo. Afinal, além da necessidade de contar com as ferramentas certas, as pessoas também devem entender os princípios necessários para evitar essas armadilhas. 

    Continue a leitura e veja por que o e-mail deve ser a sua prioridade de segurança! 

    Por que garantir a proteção de e-mail? 

    Para começar, você sabia que em 2022, a população global enviou 330 bilhões de e-mails? E a previsão é que esse número cresça até 17,8% em 2026, segundo a previsão da Statista. 

    Entretanto, apesar do alto uso dessa tecnologia, ela apresenta diversas vulnerabilidades. Conforme a Techopedia, mais de 3,4 bilhões de e-mails de phishing ocorrem diariamente, sendo esses ataques responsáveis por 90% das violações de dados. 

    Embora o e-mail seja uma das principais inovações tecnológicas tendo revolucionado a comunicação entre empresas, se tornou um ponto central para cibercriminosos. 

    Segundo os pesquisadores da Check Point, atualmente mais de 90% dos ataques a empresas no mundo têm origem em e-mails maliciosos. 

    Em virtude disso, garantir a segurança de e-mail evita violações de dados, que podem afetar a integridade da organização.  

    A proteção inadequada pode afetar seriamente a rede corporativa, causando interrupções nas operações, danos aos sistemas de computador ou software, roubo de dados e permitindo o acesso não autorizado a informações confidenciais.  

    Portanto, a segurança de e-mail inclui:  

    • proteger as caixas de entrada contra invasões;  
    • defender domínios contra falsificação; 
    • parar ataques de phishing; 
    • evitar fraudes; 
    • bloquear a distribuição de malware; 
    • filtrar spam e usar criptografia para proteger o conteúdo de e-mails. 

    Nesse sentindo, ao implementar práticas de segurança de e-mail é possível garantir a proteção dos dados de usuários e a reputação da organização. Adiante, separamos algumas práticas recomendadas de segurança. 

    Como o vírus malware se espalha por e-mail? 

    Sobretudo, malware é qualquer código ou aplicativo mal-intencionado que danifica ou interrompe o uso normal dos dispositivos.  

    Quando infectada, sua empresa pode ter problemas com dados comprometidos, acesso não autorizado ou bloqueado ao dispositivo, até que seja pago um resgate. 

    O malware pode se espalhar de diferentes maneiras, como por meio de anexos que parecem legítimos, links que levam a sites ou downloads maliciosos, e-mails phishing, ao abrir ou baixar um anexo, ao clicar em links e fornecer informações pessoais ou financeiras.  

    Portanto, ao responder um e-mail phishing o malware pode executar e infectar seu sistema. 

    Práticas recomendadas para segurança de e-mail e prevenção de malware 

    Embora qualquer pessoa possa ser vítima de um ataque de malware, há diversas maneiras de impedir que um ataque aconteça. 

    Nesse caso, é preciso ser proativo para tentar evitar ter os sistemas infectados por malware na sua empresa. Isso envolve uma combinação de práticas e estratégias de segurança, para prevenir, mitigar e educar.  

    1. Treinar e conscientizar os colaboradores sobre segurança cibernética: os funcionários são a primeira linha de defesa das organizações, ou seja, treinar e conscientizá-los sobre segurança cibernética, reduz o risco de que caiam em e-mails phishing e aumenta as chances de manter os dados seguros. 
    2. Fazer backup dos dados corporativos: essa é uma maneira de prevenir e mitigar os ataques de malware, já que se um ataque for bem-sucedido é possível usar o backup para restaurar o dispositivo infectado. 
    3. Usar autenticação de dois fatores (2FA): fortaleça suas contas de e-mail usando 2FA para adicionar uma camada extra de segurança, no cenário moderno de ameaças cibernéticas, confiar apenas em senhas não é o suficiente. 
    4. Investir em proteção de firewall: essa tecnologia de segurança evita a entrega de malware filtrando o tráfego da rede, incluindo o que entra e sai. 
    5. Criptografar e-mails: essa técnica faz com que os e-mails sejam recebidos e lidos somente pelas pessoas a quem foram destinados. Essa tecnologia ajuda a evitar vetores de ameaças comuns e garante que os dados confidenciais não possam ser interceptados ou lidos por invasores. 
    6. Verificar as vulnerabilidades do seu sistema de segurança: um sistema de segurança proativo vai monitorar de perto todos os endpoints e uma variedade de servidores, tantos os locais quanto na nuvem. 

    Em resumo, para evitar que o malware infecte os sistemas da organização, essa série de práticas de segurança vai ajudar a evitar a violação dos dados.  

    Como monitorar e responder a incidentes de segurança de e-mail? 

    Primeiramente, a resposta a incidentes é a resposta estratégica e organizada que sua organização usa após um ataque cibernético. Essa prática de investigar e corrigir ataques ativos na organização visa detalhar como sua empresa vai agir. 

    Nesse caso, é preciso ter um plano claramente definido para limitar os danos causados por ataques, reduzir os custos e o tempo de resposta após sofrer uma violação. 

    Do mesmo modo, a resposta de incidentes de segurança de e-mail, visa identificar, conter, erradicar e recuperar após um ataque. Assim, é possível que a empresa esteja mais preparada para lidar com incidentes, se prevenir e mitigar as ameaças de segurança.  

    Entre os aspectos que precisam ser detalhados, está como abordar ataques que variam de acordo com o risco comercial e o impacto do incidente.  

    Em seguida, definir a finalidade da resposta, como um retorno ao serviço ou como lidar com aspectos jurídicos ou de relações públicas do ataque. 

    Além de, priorizar o trabalho que precisa ser feito em termos de quantas pessoas devem estar trabalhando no incidente e as tarefas delas. 

    Conclusão 

    E se te contarmos que 94% das violações de dados públicos começam por e-mail?

    Sem uma solução de segurança de e-mail forte, sua organização fica altamente vulnerável a agentes de ameaças sofisticados que podem se passar por colegas de trabalho e contatos confiáveis de terceiros.   

    O Proofpoint Email Protection é a principal solução para proteger as caixas de entrada dos usuários contra malwares e ameaças avançadas de segurança cibernética. 

    Uma vez que ajuda a reduzir os riscos associados a phishing de e-mail, ataques baseados em credenciais e comprometimento de conta de e-mail. 

    Mantenha as ameaças fora da caixa de entrada da sua organização, fale com nossos especialistas em cibersegurança e descubra o que podemos fazer pela segurança da sua empresa. 

     

     

     

     

     

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