A proteção de e-mail pode impedir que vírus se espalhem pela rede corporativa. Entretanto, qualquer pessoa pode ser vítima de um ataque de malware. Sendo que é um canal onde os atacantes têm mais possibilidade de comprometer seus alvos.
Eles induzem os usuários a clicar em links inseguros, a fornecer credenciais ou executar comandos diretamente. Diante desse cenário de ameaças atuais, é indispensável uma mentalidade aberta e uma nova estratégia de segurança.
Diferentemente do hardware e da infraestrutura de rede, os ataques de e-mail exploram vulnerabilidades cujo a proteção não está na infraestrutura, mas sim, nas pessoas.
Portanto, proteger o e-mail é fundamental para a proteção da empresa, mas um desafio complexo. Afinal, além da necessidade de contar com as ferramentas certas, as pessoas também devem entender os princípios necessários para evitar essas armadilhas.
Continue a leitura e veja por que o e-mail deve ser a sua prioridade de segurança!
Por que garantir a proteção de e-mail?
Para começar, você sabia que em 2022, a população global enviou 330 bilhões de e-mails? E a previsão é que esse número cresça até 17,8% em 2026, segundo a previsão da Statista.
Entretanto, apesar do alto uso dessa tecnologia, ela apresenta diversas vulnerabilidades. Conforme a Techopedia, mais de 3,4 bilhões de e-mails de phishing ocorrem diariamente, sendo esses ataques responsáveis por 90% das violações de dados.
Embora o e-mail seja uma das principais inovações tecnológicas tendo revolucionado a comunicação entre empresas, se tornou um ponto central para cibercriminosos.
Segundo os pesquisadores da Check Point, atualmente mais de 90% dos ataques a empresas no mundo têm origem em e-mails maliciosos.
Em virtude disso, garantir a segurança de e-mail evita violações de dados, que podem afetar a integridade da organização.
A proteção inadequada pode afetar seriamente a rede corporativa, causando interrupções nas operações, danos aos sistemas de computador ou software, roubo de dados e permitindo o acesso não autorizado a informações confidenciais.
Portanto, a segurança de e-mail inclui:
- proteger as caixas de entrada contra invasões;
- defender domínios contra falsificação;
- parar ataques de phishing;
- evitar fraudes;
- bloquear a distribuição de malware;
- filtrar spam e usar criptografia para proteger o conteúdo de e-mails.
Nesse sentindo, ao implementar práticas de segurança de e-mail é possível garantir a proteção dos dados de usuários e a reputação da organização. Adiante, separamos algumas práticas recomendadas de segurança.
Como o vírus malware se espalha por e-mail?
Sobretudo, malware é qualquer código ou aplicativo mal-intencionado que danifica ou interrompe o uso normal dos dispositivos.
Quando infectada, sua empresa pode ter problemas com dados comprometidos, acesso não autorizado ou bloqueado ao dispositivo, até que seja pago um resgate.
O malware pode se espalhar de diferentes maneiras, como por meio de anexos que parecem legítimos, links que levam a sites ou downloads maliciosos, e-mails phishing, ao abrir ou baixar um anexo, ao clicar em links e fornecer informações pessoais ou financeiras.
Portanto, ao responder um e-mail phishing o malware pode executar e infectar seu sistema.
Práticas recomendadas para segurança de e-mail e prevenção de malware
Embora qualquer pessoa possa ser vítima de um ataque de malware, há diversas maneiras de impedir que um ataque aconteça.
Nesse caso, é preciso ser proativo para tentar evitar ter os sistemas infectados por malware na sua empresa. Isso envolve uma combinação de práticas e estratégias de segurança, para prevenir, mitigar e educar.
- Treinar e conscientizar os colaboradores sobre segurança cibernética: os funcionários são a primeira linha de defesa das organizações, ou seja, treinar e conscientizá-los sobre segurança cibernética, reduz o risco de que caiam em e-mails phishing e aumenta as chances de manter os dados seguros.
- Fazer backup dos dados corporativos: essa é uma maneira de prevenir e mitigar os ataques de malware, já que se um ataque for bem-sucedido é possível usar o backup para restaurar o dispositivo infectado.
- Usar autenticação de dois fatores (2FA): fortaleça suas contas de e-mail usando 2FA para adicionar uma camada extra de segurança, no cenário moderno de ameaças cibernéticas, confiar apenas em senhas não é o suficiente.
- Investir em proteção de firewall: essa tecnologia de segurança evita a entrega de malware filtrando o tráfego da rede, incluindo o que entra e sai.
- Criptografar e-mails: essa técnica faz com que os e-mails sejam recebidos e lidos somente pelas pessoas a quem foram destinados. Essa tecnologia ajuda a evitar vetores de ameaças comuns e garante que os dados confidenciais não possam ser interceptados ou lidos por invasores.
- Verificar as vulnerabilidades do seu sistema de segurança: um sistema de segurança proativo vai monitorar de perto todos os endpoints e uma variedade de servidores, tantos os locais quanto na nuvem.
Em resumo, para evitar que o malware infecte os sistemas da organização, essa série de práticas de segurança vai ajudar a evitar a violação dos dados.
Como monitorar e responder a incidentes de segurança de e-mail?
Primeiramente, a resposta a incidentes é a resposta estratégica e organizada que sua organização usa após um ataque cibernético. Essa prática de investigar e corrigir ataques ativos na organização visa detalhar como sua empresa vai agir.
Nesse caso, é preciso ter um plano claramente definido para limitar os danos causados por ataques, reduzir os custos e o tempo de resposta após sofrer uma violação.
Do mesmo modo, a resposta de incidentes de segurança de e-mail, visa identificar, conter, erradicar e recuperar após um ataque. Assim, é possível que a empresa esteja mais preparada para lidar com incidentes, se prevenir e mitigar as ameaças de segurança.
Entre os aspectos que precisam ser detalhados, está como abordar ataques que variam de acordo com o risco comercial e o impacto do incidente.
Em seguida, definir a finalidade da resposta, como um retorno ao serviço ou como lidar com aspectos jurídicos ou de relações públicas do ataque.
Além de, priorizar o trabalho que precisa ser feito em termos de quantas pessoas devem estar trabalhando no incidente e as tarefas delas.
Conclusão
E se te contarmos que 94% das violações de dados públicos começam por e-mail?
Sem uma solução de segurança de e-mail forte, sua organização fica altamente vulnerável a agentes de ameaças sofisticados que podem se passar por colegas de trabalho e contatos confiáveis de terceiros.
O Proofpoint Email Protection é a principal solução para proteger as caixas de entrada dos usuários contra malwares e ameaças avançadas de segurança cibernética.
Uma vez que ajuda a reduzir os riscos associados a phishing de e-mail, ataques baseados em credenciais e comprometimento de conta de e-mail.
Mantenha as ameaças fora da caixa de entrada da sua organização, fale com nossos especialistas em cibersegurança e descubra o que podemos fazer pela segurança da sua empresa.