Comumente as organizações temem os impactos financeiros e judiciais causados por ataques cibernéticos.
Até porque estudos, como o da IBM revelaram, o custo médio de uma violação de dados no Brasil chegou a R$ 7,19 milhões em 2025, um crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior.
Todavia, existe um custo silencioso e ainda mais preocupante após um ciberataque: os danos causados à reputação da empresa.
Um outro estudo recente, revelou que 31% das empresas brasileiras sofreram danos reputacionais após ciberataques.
Esse tipo de prejuízo, embora pareça intangível frente aos esforços para restaurar sistemas e operações, se traduz em desconfiança do mercado e dúvidas sobre a capacidade da empresa em operar com segurança.
Um incidente de segurança expõe não apenas falhas na proteção de dados, mas também na maturidade de resposta da organização diante da crise.
Ainda segundo o estudo, 19% das empresas brasileiras afetadas por incidentes de segurança perderam a confiança de seus clientes.
Quer descobrir como evitar esses danos? Continue a leitura e veja como proteger sua empresa de ataques à reputação e conheça estratégias para reforçar a segurança cibernética!
Como os ataques à reputação afetam sua empresa?
Quando pensamos em crimes cibernéticos, é comum relacionarmos com perda de dados, fraudes e roubo de identidades, além de arquivos danificados, por exemplo.
No entanto, uma ameaça frequentemente negligenciada e menos evidente é a perda de reputação.
Os ataques à reputação causam desde redução nos lucros até a perda definitiva de clientes. Além de, impactar diretamente na relação com fornecedores, parceiros e investidores.
As violações de segurança representam uma ameaça significativa para a reputação, ainda mais na era digital, onde clientes e parceiros comerciais esperam ter suas informações protegidas.
A máxima de que “você leva 10 anos para construir a confiança e basta uma única atitude para você quebrar toda essa reputação” sintetiza esse cenário.
Segundo a Pesquisa Global de Gestão de Riscos, danos à marca ou à reputação estão entre os 10 principais riscos enfrentados por organizações em todo o mundo atualmente.
Inclusive, os ciberataques impactam diretamente o preço das ações. Isto é, empresas que sofreram uma violação de dados frequentemente veem o preço de suas ações caírem.
Conforme a Harvard Business Review:
Empresas de capital aberto sofreram uma queda de 7,5% no valor de suas ações e uma perda média de US$ 5,4 bilhões em valor de mercado após uma violação de segurança cibernética.
Contudo, nem todas as empresas perderam valor após um ataque. Algumas viram seu capital de reputação aumentar ao longo do evento.
Neste caso, essas empresas responderam de forma rápida e eficaz, minimizando os danos causados pelo ataque.
Além disso, aproveitaram a oportunidade para controlar a narrativa reputacional à marca
Portanto, é evidente que priorizar a experiência do cliente e manter o compromisso com a segurança e a privacidade dos dados é fundamental para reconstruir a confiança e restaurar a reputação da marca.
Cenário de ataques cibernéticos em 2025
Sobretudo, os ataques de reputação — em que o objetivo dos cibercriminosos vai além do roubo de dados ou do resgate financeiro — vem ganhando força no cenário global.
Grupos como o Scattered Spider utilizam engenharia social e manipulação de identidades corporativas para explorar falhas humanas e desestabilizar a imagem de grandes empresas.
Organizações que não monitoram comportamentos suspeitos em contas privilegiadas ou ambientes híbridos se tornam alvos fáceis de campanhas que combinam phishing, roubo de credenciais e manipulação interna.
Conforme o relatório, Risk-Ready or Risk-Exposed: The Cyber Resilience Divide, 76% das organizações sofreram um ataque cibernético relevante.
Em comparação com o cenário global, é possível notar que as organizações no Brasil têm sofrido mais do que a média geral.
Um relatório recente da Hiscox Cyber Readiness revelou que 67% das organizações globais sofreram pelo menos um ataque cibernético nos últimos 12 meses.
Enquanto no Brasil, o número de ataques semanais por organização praticamente dobrou, alcançando uma média de 2.766 tentativas por semana.
Porém, nem todos os impactos aparecem de imediato nas planilhas financeiras. O prejuízo à reputação e à confiabilidade da marca pode ser ainda mais duradouro.
O próprio relatório da Hiscox revelou que 61% dos líderes acreditam que o dano reputacional decorrente de um ataque teria impacto significativamente prejudicial aos negócios.
E não é por acaso, o relatório revelou que após sofrerem ataques, 47% das organizações tiveram mais dificuldade para atrair novos clientes.
Parceiros de negócio também ficam em alerta – 21% das empresas atacadas relataram perda de parceiros comerciais após o evento.
Esses dados, portanto, evidenciam como uma violação de segurança mina a credibilidade de uma organização em todas as frentes: consumidores finais, clientes corporativos e parceiros estratégicos.
Ações para reduzir o impacto de ataques à reputação
Sem dúvida um dos principais motivos das violações de segurança são as ameaças internas, incidentes que podem acontecer por meio funcionários que interagem com e-mails maliciosos e páginas suspeitas.
Embora esses erros estejam longe de serem casos isolados, as consequências rapidamente se materializam em decisões externas que afetam a continuidade dos negócios.
Em virtude disso, é fundamental que as organizações busquem respostas rápidas para minimizar os danos provocados por um ataque. Para alcançar esse objetivo, um bom caminho eficiente é adotar soluções como XDR e EDR.
Essas soluções contribuem para um monitoramento eficiente dos recursos tecnológicos em tempo real e possibilitam a identificação e a neutralização das ameaças cibernéticas.
Para minimizar o impacto de um ataque à reputação, outra medida é promover a capacitação constante da equipe em segurança da informação.
Independentemente de sofrer um ataque cibernético, é recomendável que uma organização tenha um plano de respostas a incidentes.
Dessa forma, fica mais simples atribuir os responsáveis por enfrentar o problema, as medidas para isolar os sistemas afetados e os trabalhos de backup para recuperação dos dados.
Mais uma ação necessária para reduzir o impacto de um ataque à reputação envolve a transparência na comunicação com os funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, e órgãos reguladores.
Apesar da gravidade, o dano à reputação não é definitivo. Empresas que adotam uma postura proativa, investem em cultura de segurança e respondem com transparência conseguem recuperar a confiança do mercado e fortalecer sua posição.
5 medidas recomendadas para reduzir o impacto:
- Adote uma estratégia preventiva com tecnologias como EDR e XDR para detectar e neutralizar ameaças;
- Forneça treinamento contínuo aos funcionários em todos os níveis sobre boas práticas digitais e engenharia social;
- Aprenda com o incidente e invista em inteligência de ameaças para antecipar riscos e fortalecer a defesa;
- Tenha um plano de resposta claro para agir com rapidez, minimizar danos e se comunicar com assertividade;
- Gerencie a comunicação com transparência informando aos clientes, parceiros e autoridades de forma clara.
Os dados reforçam, portanto, que a cibersegurança precisa ser tratada como uma prioridade estratégica por instituições públicas, empresas e organizações privadas.
Nossos especialistas em cibersegurança estão comprometidos com a jornada de proteção e segurança de dados. Fale conosco e antecipe os riscos!








