Comece pensando no ambiente de nuvem como o corpo humano, onde cada aplicação, dado e recurso é como um órgão vital ou célula. Assim como o sistema imunológico, a segurança em nuvem é altamente sofisticada.
Bem como, monitora continuamente o ambiente para identificar, avaliar e neutralizar ameaças, tal como o corpo reage a vírus e bactérias.
Tanto que, possui diversas camadas de defesa, algumas são mais específicas e aprendem com cada nova ameaça, enquanto outras são mais gerais e prontas para agir de imediato.
Ao mesmo tempo, evoluem e se adaptam criando protocolos de defesa e políticas de segurança, que ficam cada vez mais eficazes conforme mais ameaças são encontradas e neutralizadas.
Por último, o sistema de segurança em nuvem pode isolar partes da rede para assegurar que a ameaça localizada não se espalhe ou cause danos em outras áreas.
Quer entender mais sobre a segurança em nuvem? Continue a leitura!
O que é segurança em nuvem?
Previamente, se refere as políticas de segurança cibernética, práticas recomendadas, controles e tecnologias usadas para proteger aplicativos, dados e infraestrutura em ambientes de nuvem.
Em particular, oferece proteção de rede e armazenamento contra ameaças internas e externas, gerenciamento de acesso, governança e conformidade de dados e recuperação de desastres.
A computação em nuvem se tornou a tecnologia ideal para as empresas que buscam a agilidade e a flexibilidade necessárias.
Entretanto, a migração para ambientes de nuvem mais dinâmicos requer novas abordagens de segurança para garantir que os dados permaneçam seguros.
Saiba mais sobre a solução para gerenciamento de postura de segurança em nuvem: Cloud CSPM, da Orca Security
Como funciona a nuvem criptografada?
A nuvem é uma tecnologia que utiliza a conectividade da internet e de grandes infraestruturas de computadores conhecidas como data centers.
Se a empresa não possui um data center e nem quer investir nessas infraestruturas, há o serviço de aluguel de espaço na nuvem.
Então, você se deu conta de que para acessar as ferramentas e os dados que estão na nuvem é preciso a internet em grande escala? E quando falamos em internet, precisamos falar sobre segurança.
Ao que diz respeito à segurança em nuvem, a infraestrutura e a disponibilidade da rede, ficam a cargo do provedor de nuvem.
Definitivamente a nuvem funciona por meio de uma combinação de tecnologias avançadas, políticas de segurança rigorosas e práticas de controle que protegem dados, aplicativos e infraestruturas dentro de um ambiente de computação em nuvem.
No caso da nuvem criptografada, essa codificação é feita a partir de algoritmos que transformam os arquivos simples em códigos indecifráveis.
Assim, esses códigos agora complexos, se tornam impossíveis de ler por alguém de gora empresa.
Portanto, garantindo a segurança dos dados sensíveis da sua empresa no caso de roubo ou fraudes. Isso porque a pessoa precisa ter acesso a chave de descriptografia para decifrar a mensagem dos dados.
Segurança na computação em nuvem
Sobretudo, esse processo começa com autenticação e autorização, onde usuários e dispositivos são selecionados antes de obterem acesso aos recursos na nuvem.
Neste caso, a criptografia é aplicada tanto aos dados armazenados quanto aos dados em trânsito, garantindo que informações permaneçam seguras e inacessíveis a usuários não autorizados, mesmo que sejam interceptadas.
Aliás, a segurança de rede é reforçada com firewalls que monitoram e controlam o tráfego, evitando acessos não autorizados.
Neste contexto, o gerenciamento de identidade e acesso (IAM) também desempenha um papel crucial, permitindo que as permissões dos usuários sejam definidas e gerenciadas com precisão.
Para garantir uma proteção contínua, ferramentas de monitoramento e detecção de ameaças são indispensáveis, muitas vezes usando inteligência artificial para identificar e neutralizar ameaças em tempo real.
A segurança em nuvem também inclui soluções de backup e recuperação de dados, permitindo que as empresas restaurem rapidamente suas informações em caso de incidentes.
Afinal, as soluções de segurança na nuvem, ajudam na conformidade com regulamentações como a LGPD, garantindo que os dados sejam tratados de acordo com as normas legais.
Explore nossa solução de segurança em nuvem
Como sua empresa pode se preparar
Primeiro, vamos entender o que é o gerenciamento de postura de segurança em nuvem (CSPM). Resumidamente, se trata de uma solução de segurança de TI, responsável pelo monitoramento de sistemas e infraestruturas baseados em nuvem.
Seu objetivo é identificar erros de configuração, violações de conformidade e outras possíveis vulnerabilidades em serviço na nuvem, aplicativos web e recursos.
Logo, os serviços na nuvem são vantajosos pela produtividade e flexibilidade que oferecem. Mas também por estarem abertos à internet, ou seja, disponíveis para qualquer usuário, apresentam um risco maior de ameaças à segurança cibernética.
Conforme o levantamento feito pela Check Point Research, o número de ataques cibernéticos aumentou em todo o mundo no segundo semestre de 2024 e o Brasil é um dos destaques negativos nesse sentido.
O levantamento mostrou que no segundo trimestre deste ano, o Brasil registrou um aumento de 67% dos ciberataques.
Neste contexto, um CSPM eficaz disponibiliza visibilidade, alertas e aplicação automatizados para proteger os dados sigilosos e a infraestrutura contra os riscos inerentes da nuvem.
Entre os benefícios que o gerenciamento de postura de segurança em nuvem oferece, podemos citar:
- Plataforma unificada que fornece visibilidade e cobertura total;
- Priorização de riscos com análise do caminho de risco;
- Detecção de riscos em todas as camadas da propriedade em nuvem;
- Segurança do ciclo de vida completo desde o código até a nuvem.
Tendências e previsões emergentes
À medida que a segurança mergulha na inovação tecnológica e se ajusta às necessidades sociais em constante evolução, observa-se uma convergência de tecnologias avançadas.
Para muitos especialistas de TI a combinação estratégica de cloud computing e inteligência artificial está redefinindo os limites do que é possível.
Em termos de inovação tecnológica, está promovendo maior eficiência, agilidade e tomada de decisão informada em todos os setores.
Ao migrar para a nuvem e adotar soluções baseadas em IA, as empresas abrem caminho para novas oportunidades e inovações de maneiras inimagináveis até pouco tempo atrás.
As tendências emergentes de segurança em nuvem refletem as mudanças contínuas no cenário tecnológico e nas ameaças cibernéticas. Algumas das principais tendências incluem:
- Zero Trust Security: aqui a premissa é: “nunca confie, sempre verifique”, isso porque todos os usuários, dispositivos e redes são considerados potenciais ameaças.
- Segurança baseada em IA e Machine Learning: quando integradas com as soluções de segurança em nuvem melhoram o tempo de resposta e a detecção de possíveis ameaças, além de aprenderem e evoluírem a partir de dados coletados.
- Edge Computing Security e IA: essa combinação permite que dados sejam processados em tempo real, além de distribuir o processamento e segurança por toda a rede.
Essas são algumas das tendências que estão moldando o futuro da segurança em nuvem em um cenário de ameaças em constante evolução.
Conclusão
A solução de Gerenciamento de Postura de Segurança em Nuvem, oferecida pela 3STRUCTURE em parceria com a ORCA Security, combina uma gama de recursos para unificar diferentes serviços em uma única plataforma.
Uma plataforma CNAPP integra várias soluções, facilitando a proteção de todo o volume do aplicativo de nuvem para evitar, detectar e responder a ameaças.
Tanto que as CNAPPs tornam mais simples inserir recursos de segurança no ciclo de vida do aplicativo, fornecendo proteção superior para cargas de trabalho e dados de nuvem.
Dê o próximo passo e conheça os nossas soluções de segurança cibernética para sua empresa!