Primeiramente, o maior evento de segurança da informação e cyber security da América Latina aconteceu, e nós estivemos lá. Nos dias 16, 17 e 18, marcamos presença no Mind The Sec., em São Paulo.
Para nos representar contamos com nossos diretores Cléber Ribas (CEO), Carlos Mello (Diretor Comercial), Áquilla Soares (CTO) e Renato Feio (Dir. Relações Institucionais).
O evento reuniu dezenas de especialistas para falar sobre tendências e soluções destinadas a lideranças de segurança da informação.
Além disso, abordamos tópicos como carreira e empreendedorismo, machine learning, segurança ofensiva, cyberwar, governança, riscos e compliance, entre outros.
Portanto, foram três dias com palestras, trilhas técnicas, exposições e muito mais. Acompanhe nossos insights e aprendizados sobre o futuro da tecnologia e segurança digital!
Cibersegurança na transformação digital é uma via de mão dupla
Sobretudo, a rápida transformação tecnológica acelera a digitalização nas empresas, tornando os processos e as experiências digitais mais inteligentes, ágeis e personalizadas.
Nesse cenário, a segurança da informação — que nem sempre acompanha o ritmo das mudanças tecnológicas — pode ser comprometida com as novas estratégias de ataques.
É isso que temos visto constantemente nas notícias, que nos alertam sobre vazamentos de dados pessoais, paralisações das operações críticas, roubo de credenciais, entre outras ameaças.
Eventos estratégicos, como o Mind The Sec., nos mostram a importância da cibersegurança na transformação digital, e servem para promover melhores condutas no ambiente digital.
A transformação digital exige estratégia, segurança e visão — por isso, eventos como esse oferecem às empresas a oportunidade de repensar processos e inovar.
Definitivamente, observamos a necessidade de que a cibersegurança e a transformação digital caminhem de mãos dadas, sendo fundamentais para um crescimento sustentável e seguro nas organizações.
Segurança cibernética alinhada à inovação: veja o que o futuro reserva
Segundo o relatório do Gartner de Tendências Tecnológicas para 2025, a arquitetura de confiança digital é um componente essencial para proteger dados em um ambiente cada vez mais conectado. A questão é que já observamos essas mudanças acontecendo.
No palco da transformação, estão as soluções que garantem a integridade e a privacidade das informações, o gerenciamento de riscos cibernéticos e a adoção de novas tecnologias, como IA, machine learning e computação em nuvem.
Além disso, observamos regulamentações cada vez mais rígidas, com o aumento das legislações de privacidade e da exigência de conformidade com as leis de proteção de dados.
Dessa maneira, estar à frente dessas tendências garante que as empresas não apenas sobrevivam, mas prosperem com segurança e inovação.
Por isso, é preciso lembrar que inovar com segurança é proteger decisões — especialmente diante de um cenário em que as ameaças evoluem na mesma velocidade em que as soluções tecnológicas.
Alguns exemplos de ameaças, são o phishing automatizado por IA, os deepfakes utilizados para fraudes corporativas e o avanço da computação quântica com potencial de romper chaves criptográficas tradicionais.
Portanto, isso nos leva a uma nova realidade: a inovação sem segurança é, na prática, uma vulnerabilidade disfarçada.
Conclusão
Certamente, os serviços digitais ocupam um papel central no desenvolvimento econômico, mas do que catalisadores da inovação e da transformação digital, representam o futuro.
Nos últimos anos, temas como governança da internet, proteção de dados e inteligência artificial, saíram do campo técnico e ganharam espaço na prática.
Em meio a esse processo de transformação digital, é preciso criar um ambiente de negócios seguro para garantir a continuidade e integridade das operações e reputação do negócio.
Dito isso, nós da 3STRUCTURE estamos aqui para te apoiar nessa missão de transformação tecnológica com segurança e governança.
Sempre reforçarmos que o futuro é um lugar que se constrói no presente, com transparência e responsabilidade.
Quer construir um futuro mais seguro sem abrir mão da inovação? Fale com nossos especialistas!