Cibersegurança é prioridade para empresas de médio porte do Brasil, aponta levantamento

Um estudo do International Business Report (IBR) aponta que mais de 80% das empresas de médio porte brasileiras já investem ou passarão a investir na proteção contra ataques cibernéticos em 2024. O levantamento foi realizado pela empresa de consultoria empresarial Grant Thornton.

Preocupação com a cibersegurança

  • No total, representantes de cerca de 300 empresas brasileiras participaram da pesquisa.
  • Desse total, 41% disseram que investem, já há muitos anos, na melhoria da capacidade de proteção e reação a ataques cibernéticos.
  • Outros 41% começaram os aportes em segurança digital nos últimos três anos, com a intenção de continuar investindo no futuro.
  • Já para 10% dos empresários, o tema será tratado como um tópico prioritário a partir deste ano, enquanto 6% afirmaram que vão começar a vê-lo dessa maneira em um futuro próximo.

    Brasil é um dos maiores alvos de ataques

    De acordo com analistas da Grant Thornton, os resultados são resultado do aumento dos ataques cibernéticos que as companhias nacionais vêm sofrendo ano a ano.

    Um relatório da empresa de segurança Fortinet destaca que o Brasil é o país mais vulnerável a ciberataques da América Latina. Apenas no primeiro semestre do ano passado, foram 23 bilhões de ataques contra organizações brasileiras, o que representa 36% do total na América Latina.

    Especialistas afirmam que grande parte das organizações investem em cibersegurança por meio de controles preventivos, mas ainda há muito a ser feito para diminuir os riscos no ambiente digital. Um dos problemas exististes hoje é que poucas empresas têm um plano estruturado e treinado de resposta a incidentes cibernéticos.

    O levantamento ressalta a importância de treinar o que foi planejado para garantir a agilidade e eficiência das ações. Também é fundamental simular situações potencialmente reais em um ambiente controlado e agir de maneira preventiva. Com a simulação, é possível ajustar processos e direcionar treinamentos específicos para que todos estejam seguros e bem preparados durante a jornada.

Alessandro Di Lorenzo  08/05/2024

Related

Entenda a importância do IAM na arquitetura Zero Trust

Embora, o Gerenciamento de Identidade e Acesso(IAM) seja um...

3STRUCTURE no CIO Public Sectors 2024

Recentemente, a 3STRUCTURE marcou presença em mais uma edição...

Segurança de Borda: como a IA pode torná-la mais eficiente?

A título de curiosidade, Segurança de Borda (SSE) é...

Como proteger sua empresa com segurança em nuvem

Comece pensando no ambiente de nuvem como o corpo...

Gestão de Vulnerabilidades: priorize ameaças e proteja seus dados

A princípio, acompanhar o ritmo das ameaças cibernéticas mais...