Sobretudo, a adoção de ambientes multicloud acelerou nos últimos anos. Devido ao seu crescimento as atenções se voltaram para segurança cibernética nesses ambientes.
No relatório Hybrid Cloud Trends de 2022 encomendado pela Cisco, 82% dos líderes de TI relataram que adotaram a nuvem híbrida e 58% das organizações usam entre duas e três nuvens de infraestrutura como serviço (IaaS).
A Gartner relatou que, até 2023, 40% de todas as cargas de trabalho corporativas seriam implantadas em infraestrutura de nuvem e serviços de plataforma, ante 20% em 2020.
Ainda de acordo com a Gartner, espera-se que até 2025 pelo menos 85% das organizações estejam utilizando a computação em nuvem.
Nesse contexto, as empresas precisam de estratégias de segurança multicloud para proteger os seus ambientes de nuvem e diminuir os riscos de ataques.
Continue a leitura e saiba mais sobre como sua empresa pode garantir a consistência e segurança em ambientes multicloud!
O que é o ambiente multicloud?
Para começar, a multicloud é uma junção de nuvens privadas, públicas ou híbridas. Cada uma oferece funcionalidades específicas.
Porém, não basta só ter nuvens em vários ambientes, é crucial que as aplicações rodem em múltiplos data-centers para se integrar e interagir as diferentes estruturas com um processo automatizado.
A questão aqui é que, a adoção da nuvem se tornou um imperativo fundamental para as organizações. Dentro desse contexto, o modelo multicloud, está cada vez mais popular.
O relatório ISG Provider Lens™, da Google Cloud Partner Ecosystem, de 2024 para o Brasil, revela que a tendência de adotar ambientes multicloud continua, à medida que as empresas brasileiras buscam soluções integradas para gerenciar seus ecossistemas.
Tal abordagem permite que as empresas distribuam cargas de trabalho e aplicações entre vários ambientes de nuvem, otimizando o desempenho, proporcionando flexibilidade e resiliência, além de evitar a dependência de um único fornecedor.
Permitindo também que escolham as melhores ferramentas e serviços, otimizando seus custos.
Contudo, é necessário avaliar a complexidade e os desafios que a adoção de ambientes multicloud trazem para as empresas, principalmente no que diz respeito a segurança.
Desafios de segurança em ambientes multicloud
Apesar dos desafios enfrentados, como a falta de visibilidade, complexidade e controle entre as principais barreiras para adoção de ambientes multicloud.
É preciso considerar que cada provedor de nuvem possui suas próprias políticas de segurança, ferramentas e procedimentos, o que torna mais difícil manter um controle unificado.
Outro ponto de atenção é que a visão consolidada de todas as operações também se torna complicada, mostrando a necessidade de ferramentas e práticas de monitoramento contínuo e resposta a incidentes.
Veja as principais ameaças à segurança em ambientes multicloud:
- Perda e violação de dados
- Complexidades na gestão
- Configurações incorretas
- Ameaças internas
- Visibilidade e controle reduzidos
- Modelo aberto inerente a nuvem
- Arquitetura e infraestrutura inconsistentes
Todavia, mesmo diante desses desafios a segurança aumenta, porque ambientes multicloud tornam mais difíceis ataques cibernéticos bem-sucedidos.
Isso porque, por estarem distribuídos em várias nuvens é mais difícil de os serviços serem derrubados todos de uma vez.
Uma pesquisa da Information Technology Intelligence Consulting (ITIC), descobriu que 98% das organizações afirmam que uma única hora de inatividade pode custar em média US$ 100.000.
Nesse sentido, a estratégia multicloud evita que sua empresa fique “presa” a um único fornecedor e continue suas operações.
Estratégias de segurança em ambientes multicloud?
O Relatório de Segurança na Nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, destaca que à medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicações na nuvem, a segurança dessas plataformas se torna mais complexa.
Para resolver as complexidades de segurança associadas a ambientes multicloud, sua estratégia precisa se adaptar ao ambiente dinâmico com uma abordagem cloud-first.
Um passo fundamental é estabelecer e implementar políticas de segurança consistentes. Isto é, padronizar regras e normas de segurança em todas as plataformas de nuvem.
Em seguida, adicionar ferramentas de monitoramento contínuo para responder rapidamente potenciais ameaças em tempo real, ajudam nesse processo e facilitam a detecção de atividades suspeitas e intrusões.
Por último, a criptografia é uma das estratégias mais eficazes para proteger dados e aplicações no ambiente multicloud.
Isso porque, o uso de criptografia avançada assegura que os dados em trânsito e descanso estejam seguros e só possam ser acessados por quem tiver a chave de segurança.
Devido a multiplicidade de plataformas, estratégias robustas são exigidas para prevenir acessos não autorizados, garantir a conformidade e a segurança em ambientes de múltiplas nuvens.
Por isso, é necessário a implementação de soluções como Gestão de Acesso e Identidade (IAM), Segurança em Nuvem (CSPM) e Software de Backup.
Veja alguns pontos de atenção em relação a adoção de estratégia de segurança multicloud:
- Visibilidade e monitoramento unificado
- Identidade e gerenciamento de acesso
- Criptografia e chaves criptografadas
- Monitoramento de anomalias e detecção de intrusões
- Backup e recuperação de dados
- Teste de segurança e avaliação de riscos
- Planejamento de incidentes
- Políticas de segurança coerentes
- Equipe de segurança dedicada
Portanto, para uma estratégia robusta e visão consolidada de todas as operações, o uso de ferramentas e práticas especializadas são necessárias.
Conclusão
Finalmente, entendemos por que o conceito de ambientes multicloud se tornou um imperativo para as empresas no mercado atual.
Na prática, ele permite que organizações utilizem serviços de diferentes provedores, proporcionando uma abordagem mais flexível, com redução de custos e aumentando a resiliência, escalabilidade e eficiência operacional.
No entanto, apesar dos benefícios, também te preparamos para alguns dos desafios mais comuns enfrentados, especialmente os relacionados à segurança da informação, mas deixamos um caminho para tornar mais a adoção menos complexo e mais consistente.
Portanto, para se preparar para adoção desses ambientes e se prevenir contra os desafios, é preciso apostar em uma abordagem proativa e integrada de segurança.
Nesse contexto, a 3STRUCTURE é a parceira ideal para construir um caminho tecnológico inovador e seguro para o futuro da sua organização.
Entre em contato com nossos especialistas e transforme sua empresa!