As soluções XDR, de detecção e resposta de incidentes fornecem proteção contra ameaças e reduzem o tempo de resposta.
De antemão, o XDR é uma plataforma unificada de incidentes de segurança e fornece às organizações uma forma abrangente e eficiente de se proteger e responder aos ataques cibernéticos.
Naturalmente, — talvez não tão natural assim, mas por necessidade — as empresas têm migrado cada vez mais suas operações para ambientes multicloud e híbridos onde encontram um ambiente hostil de ameaças em evolução e desafios complexos de segurança.
Leia o artigo e saiba mais sobre essa solução com uma visão geral sobre o que é, como funciona e por que a implementação é um investimento em segurança para sua empresa!
O que é XDR?
Primeiramente, o XDR (Extended detection and response), atua identificando e eliminando as lacunas entre as ferramentas e camadas de segurança.
Na cibersegurança, as empresas utilizam diversos softwares que cumprem diferentes tarefas e muitas vezes as ferramentas que detectam as ameaças, não são as mesmas que atuam para responder a esses incidentes cibernéticos.
Atualmente, o cenário híbrido é ainda mais complexo, tornando maior os desafios das equipes de segurança que precisam adotar maneiras de proteger a integridade de todos os aspectos dos negócios.
Uma violação de segurança pode afetar todas as frentes da empresa, desde fornecedores, parceiros, clientes e até mesmo setores da economia.
No caso de ameaças e ataques cibernéticos, qualquer segundo é importate, sendo determinante para um hacker conseguir ou não acessar os sistemas.
Logo, as plataformas de XDR são capazes de oferecer resiliência, pois atuam sobre as várias camadas de segurança, desde o endpoint, a nuvem, redes, servidores e e-mails.
Como funciona o XDR?
Sobretudo, para entender o funcionamento da plataforma, é preciso entender que as ameaças quando bem projetadas se tornam difíceis de detectar.
Isso porque, funcionam entre os silos de segurança, que são várias abordagens de segurança que funcionam em paralelo, mas não necessariamente juntas.
Tais ameaças, devido a sua capacidade de se esconderem entre os silos de segurança e alertas de soluções desconectadas, podem se espalhar ou se multiplicar com o passar do tempo.
Neste contexto, o XDR atua isolando e dissecando as ameaças ao coletar e correlacionar cada detecção segundo as camadas de seguranças individuais.
As camadas representam uma superfície de ataque diferente, como endpoints, redes, servidores, e-mail e cargas de trabalho em nuvem e protege cada uma de maneira específica.
Aqui está um passo a passo simples de como o XDR funciona:
- Identificar: identifique e normalize grandes volumes de dados de endpoints, cargas de trabalho na nuvem, identidade, e-mail, tráfego de rede, contêineres virtuais e muito mais.
- Detectar: análise e correlacione dados para detectar automaticamente ameaças furtivas com inteligência artificial (IA) avançada e aprendizado de máquina (ML).
- Responder: priorize os dados de ameaças por gravidade para que os caçadores de ameaças possam analisar e selecionar rapidamente novos eventos e automatizar as atividades de investigação e resposta.
Resumidamente, o XDR elimina lacunas de visibilidade entre ferramentas e camadas de segurança.
Permitindo que as equipes de segurança não se sobrecarreguem, facilitando a detecção e resolução de ameaças de forma mais rápida e eficiente.
Além de, capturar dados contextuais mais completos para tomar melhores decisões de segurança e prevenir futuros ataques cibernéticos.
Qual a diferença de XDR para detecção tradicional de ameaças?
Em primeiro lugar, o XDR se difere da detecção tradicional de ameaças porque visa especificamente resolver problemas criados por uma abordagem de silo.
Nesse caso, os silos são conectados por meio de um sistema para que juntos possam melhorar a visibilidade e segmentar as superfícies de ataques em categorias primárias.
Quando falamos dos sistemas tradicionais de detecção de ameaças, temos que lembrar que eles apenas detectam a ameaça, mas não possuem capacidade de eliminá-las.
Por isso, o XDR é mais abrangente, pois não só detecta e identifica, como responde as ameaças imediatamente e ainda prevê seu comportamento. Dessa forma, a equipe de segurança pode economizar tempo e recursos com a implementação dessa solução.
Ou seja, o XDR permite uma investigação avançada e recursos de busca avançados em vários domínios a partir de um único console.
Principais recursos da plataforma
Atualmente, os especialistas veem o potencial do XDR como muito mais que a soma das ferramentas e funcionalidades que ele integra.
Entre os principais recursos, enfatizam benefícios como a visibilidade de ameaças, interface unificada, fluxos de trabalho otimizados para detecção, investigação e resposta a ameaças.
Como mencionado, as plataformas são responsáveis por coordenar os recursos de detecção e resposta a ameaças cibernéticas de todo o patrimônio digital da organização.
Resumidamente, o XDR eleva os recursos de proteção, detecção e resposta a outro nível. Podendo identificar as ameaças mais recentes, estabelecer planos de resposta e agir automaticamente.
Veja mais sobre os recursos principais dessa plataforma de segurança cibernética:
- Investigação baseada em incidentes
- Visibilidade da cadeia de ataques cibernéticos
- Interrupção automática de ataques avançados
- Recuperação automática dos ativos afetados
- IA e aprendizado de máquina
- Maior visibilidade em dados de rede, endpoint e nuvem
- Aumenta a produtividade do time de SOC
- Elimina as ameaças sem parar o funcionamento
Além de todas as funcionalidades já mencionadas, o XDR também faz um rastreio dos eventos de segurança,
Então, mesmo que um malware consiga passar por algumas etapas, como invadir um endpoint, o software saberá todo caminho que está percorrendo em tempo real para interromper o ataque antes de causar danos maiores.
Como implementar essa arquitetura de segurança?
Todavia, apesar de ser uma ótima solução de segurança, pode ser um processo complexo para as empresas. Mas com uma abordagem estruturada, é possível garantir uma implementação bem-sucedida.
Neste caso, aqui estão alguns passos para a implementação do XDR:
Avaliar as Necessidades de Segurança
- Identifique e documente os requisitos de segurança específicos da sua organização.
- Avalie as ameaças e vulnerabilidades atuais.
Definir Metas Estratégicas
- Estabeleça objetivos claros para o que você deseja alcançar com a implementação do XDR.
- Alinhe esses objetivos com as metas de segurança e negócios da empresa.
Selecionar uma Solução XDR
- Pesquise diferentes fornecedores e soluções de XDR.
- Considere fatores como integração com sistemas existentes, funcionalidades oferecidas e custo-benefício.
Planejar a Implementação
- Desenvolva um plano detalhado que inclua cronogramas, recursos necessários e etapas de implementação.
- Defina as funções e responsabilidades da equipe envolvida.
Implementação em Fases
- Realize a implementação em fases para minimizar riscos e facilitar a gestão de mudanças.
- Comece com um piloto em um ambiente controlado antes de expandir para toda a organização.
Treinamento e Suporte
- Forneça treinamento adequado para a equipe de segurança e outros usuários relevantes.
- Estabeleça um plano de suporte contínuo para resolver problemas e otimizar o uso do XDR.
Monitoramento e Aperfeiçoamento Contínuo
- Monitore continuamente o desempenho do XDR e faça ajustes conforme necessário.
- Utilize feedback e dados de desempenho para melhorar continuamente a eficácia da solução.
Portanto, implementar o XDR pode trazer muitos benefícios, como uma resposta mais rápida a incidentes e uma melhor visibilidade das ameaças.
Conclusão
Agora que você já entendeu como implementar o XDR, conheça a CrowsStrike que é pioneira na abordagem para a segurança moderna e reconhecida pela Gartner como líder de proteção de endpoint.
Sua plataforma XDR é baseada em IA e não possui métodos de assinaturas. Mas por que isso é importante? Simplesmente, porque não é preciso conhecer o ataque para identificá-lo, pois a solução se baseia no comportamento.
Nossa parceira de mercado é líder em inteligência de segurança de ameaças permitindo que sua empresa esteja preparada para os adversários cibernéticos.
A plataforma unificada, nativa em nuvem, agiliza o gerenciamento de cibersegurança, integrando IA para antecipar e mitigar ameaças.
Conheça agora as soluções, entre em contato com nossos especialistas!