Imagine o Next Generation Firewall como sua equipe de segurança privada. Já firewalls tradicionais, como os porteiros do prédio.
Neste último caso, o porteiro do prédio verifica apenas questões básicas, como quem entra e saí. Já o firewall avançado (NGFW), além de verificar a entrada e saída, também inspeciona o que as pessoas carregam, monitora conversas e impede as atividades suspeitas.
Portanto, o Next Generation Firewall, inclui todos os recursos dos firewalls tradicionais e possui ainda mais benefícios.
Continue a leitura para entender como implementar em sua estratégia de cibersegurança e conheça os benefícios para sua empresa.
O que é o Next Generation Firewall?
Firewalls de próxima geração, são firewalls de inspeção profunda de pacotes que vão além da inspeção e bloqueio de porta/protocolo para adicionar inspeção em nível de aplicativo, prevenção de intrusão e trazer inteligência de fora do firewall.
Os Next Generation Firewall (NGFWs), ampliam as capacidades dos firewalls tradicionais. Eles fazem tudo o que os firewalls fazem, mas de forma mais poderosa e com recursos adicionais.
Isto é, fazem parte da terceira geração de tecnologia de firewall e podem ser implementados em hardware ou software.
Por isso, são capazes de de detectar e bloquear ataques aplicando políticas de segurança nos níveis de aplicativo, porta e protocolo.
Ou seja, um NGFW inspeciona os dados em um nível mais profundo para identificar e bloquear ameaças que podem estar ocultas no tráfego normal.
Quais as funções e benefícios do NGFWs?
Sobretudo, um Next Generation Firewall não deve ser confundido com um sistema autônomo de prevenção de intrusão de rede (IPS).
O que inclui um firewall de commodity ou não empresarial, ou um firewall e IPS no mesmo dispositivo que não são intimamente integrados.
Portanto, os NGFWs podem realizar tudo o que os firewalls tradicionais fazem, incluindo:
- Filtragem de pacotes
- Inspeção Stateful
- VPN awareness
Contudo, incluem vários recursos que os firewalls mais antigos não possuem, como:
- Inspeção de Pacotes em Profundidade (DPI – Deep Packet Inspection);
- Controle de Aplicações (Application Control);
- Prevenção Contra Intrusões (IPS – Intrusion Prevention System);
- Inspeção de Tráfego Criptografado (SSL/TLS Inspection);
- Filtragem de URLs e Conteúdos (URL Filtering);
- Antivírus e Antimalware Integrados;
- Integração com Inteligência de Ameaças (Threat Intelligence);
- Segurança Baseada em Identidade (Identity-based Security);
- Visibilidade e Relatórios Avançados.
Agora, entre os benefícios para a cibersegurança, podemos mencionar alguns dos principais:
- Proteção avançada contra ameaças
- Visibilidade e controle;
- Redução da complexidade;
- Adaptabilidade e escalabilidade;
- Suporte a normas de conformidade.
Por que implementar o Next Generation Firewall?
Com o objetivo de proteger os ambientes e ativos corporativos, um firewall avançado se torna fundamental para qualquer estratégia de segurança de rede.
Então, se estiver considerando reavaliar o seu firewall atual, um firewall de próxima geração, vê além do pacote. Isto é, realiza inspeções mais profundas, com mais detalhes da solicitação de tráfego.
Nesse sentido, as vantagens de um next generation firewall são as melhorias na visibilidade sobre quais são os recursos, usuários e tipos de informação que o gestor precisa para uma estratégia de segurança mais eficaz.
Além disso, oferece maior segurança com foco em gestão de ameaças cibernéticas. Sendo capaz de proteger redes, dispositivos ou usuários, ao explorar características preventivas de diferentes tecnologias.
Não apenas melhora a visibilidade e segurança, como também aumenta a produtividade e diminui os custos e complexidade de gerenciamento de diferentes softwares.
Proteja sua empresa com um firewall de última geração
Com ameaças cada vez mais avançadas, os controles de segurança também precisam ser mais sofisticados.
Sem dúvida, o Next Generation Firewall, se torna uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios de segurança cibernética modernos. Isso porque a solução conta com:
- Inspeção detalhada de pacotes (dpi);
- Controle de aplicação;
- Proteção avançada contra ameaças (atp);
- Sistema de prevenção de intrusão (ips);
- Filtro de conteúdo web (swg);
- Conexão remota segura (vpn);
- Gerenciamento centralizado;
- E consolidação de eventos.
Além disso, devido ao recurso de inspeção de tráfego criptografado, que atualmente representa a maioria do tráfego, a solução permite o controle e bloqueio imediato das ameaças que utilizam a criptografia para se esconder.
Conte com o melhor firewall corporativo de última geração e alto desempenho, Blockbit NFGW, que incorpora em única solução controles e proteções avançadas.
Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre o Next Generation Firewall!